segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Chrono Trigger [Game]


Chrono Trigger é simplesmente o melhor jogo de RPG de todos os tempos, foi lançado para o console Super Nintendo no Japão em março de 1995, e uma logo versão aprimorada para PlayStation foi lançada em novembro de 1999.

História

Em 1000 AD, Crono e Marle observam Lucca e seu pai em uma demonstração de seu teleportador em uma feira milenar. Quando Marle se candidata a testar o aparato, seu colar interfere com o teleportador e gera um portal do tempo que a puxa para dentro. Depois que Crono e Lucca conseguem gerar o portal novamente e chegam em 600 AD, encontram Marle, mas ela desaparece logo depois. Lucca percebe que o reinado deste período confundiu Marle com uma ancestral sua que havia sido sequestrada, e com isso desistiu de procurar por ela. Crono e Lucca, com o apoio de Frog, restauram a história ao salvarem a rainha sequestrada. Depois de voltar para o presente, Crono é preso sob a acusação de sequestrar a princesa e condenado à morte pelo chanceler de Guardia. Lucca e Marle ajudam Crono e fogem, usando outro portal para escapar dos guardas que os perseguem. O portal os deixa em 2300 AD, onde o trio descobre que uma avançada civilização havia sido destruída por uma gigantesca criatura conhecida como Lavos que apareceu em 1999. O trio decide encontrar uma forma de impedir a futura destruição do mundo. Após encontrar e consertar Robo, Crono e suas amigas conhecem Gaspar, um sábio que os ajuda a adquirir poderes mágicos e viajar pelo tempo através de pilares de luz.
O grupo aumenta com as inclusões de Ayla e Frog após uma visita à era pré-histórica para consertar a espada de Frog. Eles voltam a 600 AD para enfrentar Magus, acreditando que ele era o responsável pela ascensão de Lavos. Após a batalha, um feitiço de invocação gera um portal do tempo que joga Crono e seus amigos no passado. Na pré-história, o grupo enfrenta uma raça reptiliana e presencia a origem de Lavos: ele é um ser alienígena que chegou no planeta há milhares de anos e começou a absorver DNA e energia de todos os seres vivos antes de atacar o planeta em 1999 para gerar uma cria. em 12000 BC, Crono e equipe descobrem que o reino de Zeal recentemente descobriu a existência de Lavos e pretende absorver sua energia para obter imortalidade. A líder de Zeal, a rainha Zeal, os bane do reino e bloqueia o portal utilizado para chegar nesta era. O grupo volta a 2300 AD para encontrar uma máquina do tempo, para poder viajar entre as eras sem depender dos portais. Assim, conseguem voltar a Zeal. Neste momento, Lavos desperta e o profeta de Zeal revela ser Magus, tentando matar a criatura. Crono também tenta enfrentar Lavos, mas é vaporizado por um poderoso raio. Em seguida, Lavos destrói Zeal.
Os amigos de Crono despertam em um vilarejo e encontram Magus, que revela ter sido o príncipe Janus de Zeal em tempos passados. Magus conta que o desastre de Zeal espalhou os Gurus de Zeal pelo tempo e o enviou para a Idade Média. Lá, Janus assume a identidade de Magus e reúne um culto de seguidores enquanto planeja invocar e matar Lavos para vingar a morte de sua irmã Schala. A chegada de Crono e sua equipe frustrou seus planos, e quando chegou a Zeal, se apresentou como profeta. O grupo busca a ajuda de Gaspar, que os presenteia com um aparato em forma de ovo que permite trocar Crono por um clone antes de sua morte. Crono e sua equipe então partem em diversas missões informadas por Gaspar. Por fim, os heróis invadem a fortaleza voadora onde Zeal se abriga e derrotam a maléfica rainha, destruindo Lavos e salvando o mundo em seguida.


Falando um pouco mais sobre ele, temos um video do Fiaspo Games que conta algumas curiosidades do game



Continuando sobre as curiosidades, vamos retratar as do vídeo e falar sobre outras também

Em Chrono Trigger, há três chefes baseados em rockstars: Slash, Flea e Ozzie. Eu não preciso dizer em qual cada um deles é baseado, né? Bom, na luta contra Slash, Frog acaba chamando Slash de “Sir Slush” erroneamente, que é uma gíria para Slut e Lush. Por um erro do traduzor, Frog chamou o inimigo de vadia alcoólatra.

Vocês já notaram como o mundo de Chrono Trigger é belicoso? Em todas as eras há algum conflito, seja ele guerra, seja a humanidade tentando sobreviver aos trancos e barrancos, exceto um: 1000 AD. Essa paz infelizmente dura apenas alguns anos, já que o Reino de Guardia acaba caindo em 1005 AD após uma invasão, segundo consta no epílogo do jogo.
Você sabia que Chrono Trigger tem uma continuação obscura lançada para o Satellaview, o sistema de transferência de jogos pela internet do Super Nintendo. O acessório foi lançado apenas no Japão e, consequentemente, o jogo também. O jogo em si era uma aventura em texto com pouquíssimos gráficos sendo exibidos na tela. Ele conta a história de Serge, um jovem ventureiro que é acompanhado por uma garota chamada Kid  e um mago chamado Gil. Lembrou de alguém?

O jogo futuramente foi usado como inspiração para Chrono Cross e ainda hoje é tido como uma parte pouco conhecida do universo Chrono, principalmente por permanecer apenas no Japão por um bom tempo. Em 2003, fãs lançaram uma tradução não oficial do jogo para o inglês, o que torna a compreensão da história possível.

Eu ainda não tive a chance de jogar Radical Dreamers, mas segundo um ex-colega meu da faculdade, o jogo tem uma excelente história, só que, como é uma aventura de texto interativa, acaba ficando meio tediosa em alguns momentos.

Há uma sala no castelo de Magus em 600 AD que é um tributo ao arcade Donkey Kong, de 1982. Nela, você começa no canto esquerdo do mapa e deve subir até o fim dela, num esquema semelhante ao do jogo. Além disso, há uma série de escadas que não servem para nada na sala, exatamente como nas fases do jogo. Outra semelhança são coisas que vêm rolando do topo tentando acertá-lo. Para completar, você só pode se mover em linha, exatamente como no jogo.

Chrono Trigger é tão amado pelos fãs que teve duas tentativas de remakes/continuações: Chrono Resurrection e Chrono Trigger Crimson Echoes. O primeiro era um remake poligonal do jogo que, como pode ser visto acima, estava ficando bonito pra caramba. Já o segundo era um romhack da rom original do jogo, ou seja, um jogo usando as mesmas imagens e mecânicas do jogo original.

A Square Enix não gostou muito disso (afinal de contas, se eles deixassem alguém publicar algo de graça da marca deles, todo mundo poderia fazer, segundo a lei americana) e enviou duas cartas redigidas pelo departamento jurídico aos criadores dos tributos mandando-os parar a produção dos jogos. Caso isso não acontecesse, eles levariam um processo na cabeça. Chrono Ressurection nunca viu a luz do dia, mas Crimson Echoes acabou vazando e pode ser encontrado nas profundezas da internet.


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